top of page

Turismo

estampa.png
estampa.png

Santa Maria, coração do Rio Grande do Sul.

Santa Maria é uma cidade vibrante, cosmopolita e cheia de facetas, que encanta moradores e visitantes. Com uma rica combinação de atrativos histórico-culturais, uma gastronomia interessante e paisagens naturais deslumbrantes, destacando-se o valioso patrimônio paleontológico, a cidade oferece inúmeros opções de lazer, cultura e entretenimento.

Com uma localização estratégica, Santa Maria conta com acesso rodoviário a todas as regiões do Estado e um aeroporto com voos diários para a Capital. A cidade se destaca pelo baixo custo de vida, excelência em segurança pública e seu papel como referência regional em comércio, serviços, educação e saúde. Estas características, somadas à hospitalidade da sua população, tornam Santa Maria um lugar único e acolhedor.

largo-locomotiva-santa-maria-rs.jpeg

Rota Gastronômica Santa Maria – Silveira Martins e Região Central

 

O portal da Quarta Colônia, Arroio Grande – 4º Distrito de Santa Maria é o berço da colonização italiana, Silveira Martins, encantam os visitantes pela natureza formada por belos vales e paisagens exuberantes e pela história preservada nas construções do início do século, além da deliciosa cozinha italiana que tempera o cardápio dos restaurantes da região. 

Não deixe de ver

– O Conjunto Histórico da Pompéia: Capela construída pelo italiano Vincenzo Guerra, em 1907, em estilo romântico inspirado nas igrejas italianas. Ao lado da igreja encontramos a Olaria da Família Guerra, que forneceu telhas e tijolos para construções de toda a Quarta Colônia;

– Cantina Pozzobom, dois serviços gastronômicos que bem representam os sabores da Região;

– Em Santa Maria, as fábricas de facas que oferecem visitação agendada, além de show room e comercialização dos produtos que aliam o processo artesanal a alta tecnologia, com destaque para a Fábrica de Facas Coqueiro. Contato: (55) 3227-5151 e facascoq@terra.com.br.

Prolongue sua viagem

– Conhecendo o Distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, além de percorrer a Via Sacra até o Calvário, o visitante  poderá optar por trilhas ecológicas, café colonial, museu e artesanato. Saiba mais: polesine.prefeitura4@qcol.com.br e fone (55) 3269-1144.

– Visitando o Jardim Paleobotânico em Mata, reserva de fósseis naturais da era mezóica triássico superior. Única reserva delimitada no Brasil em quantidade de fósseis do gênero. Informações prefmata@terra.com.br e fone (55) 3259-1272.

ROTA_MAPA.jpeg

 

Rota Paleontológica:

Conhecendo os Fósseis do Triássico: Um território que guarda marcas de um passado com mais de 200 milhões de anos, representado por fósseis de variadas espécies de dinossauros e de florestas gigantes, que existiram no período Triássico. Nos museus da Rota Paleontológica, pode-se conhecer a história dos fósseis vegetais e animais, admirar alguns originais e réplicas de seus acervos. Observar nos sítios e afloramentos as variadas formas e tamanhos dos troncos de árvores petrificadas, aflorando à superfície.

Desfrutar das pequenas e tranquilas cidades da região Central do RS, com suas praças e monumentos construídos com madeira fóssil. O roteiro permite entender o passado geológico, o processo da fossilização, a valorização deste patrimônio cultural.

Museu de Ciência e Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica - PUC|RS
Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS

Santa Maria é referência na paleontologia mundial desde 1936, quando foi encontrado o primeiro Dinossauro Staurikosaurus Pricei, considerado o mais primitivo dinossauro da terra, cujo original está no Museu de Harvard - EUA.
Museus Educativo Gama D\'Eça - sala temática com a réplica do crânio de um Rincossauro herbívoro, que fora descoberto em Santa Maria no ano de 1902 pelo alemão Jango Fischer, no local conhecido como Sítio da Alemoa.
Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Afloramento Bela Vista: local permite entender as diferentes formações geológicas da região.

São João do Polêsine pequeno município de colonização italiana que abriga desde 2013, o primeiro Centro de Apoio as Pesquisas Paleontológicas - CAPPA, em cujo local estão as últimas descobertas de animais fossilizados (vertebrados), achados na região da Quarta Colônia.

 

Onde ficar em Santa Maria: melhores bairros

As-belezas-de-Santa-Maria-Coracao-do-Rio-Grande-do-Sul.jpeg

Não tem muito mistério: a principal avenida de Santa Maria é a Rio Branco, onde fica a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, construída a partir de 1902.

Numa das pontas dessa avenida estão a Praça Saldanha Marinho, a mais importante de Santa Maria, o Theatro Treze de Maio e um calçadão repleto de lojas e sempre movimentado.

Hotéis em Santa Maria: centro

Alguns dos melhores hotéis da cidade estão nessa área:

Hotéis em Camobi, Santa Maria, perto da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria está afastada do centro, num bairro chamado Camobi. É também ali que fica o aeroporto / base área, que atualmente recebe voos de Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis. Mas, apesar disso, não há uma rede hoteleria na região.

Como a cidade não é tão grande, o melhor é ficar no centro e se deslocar para lá.

  • Pousada Bisognin – Está a três minutos de carro do Aeroporto de Santa Maria e pertinho da UFSM. 

  • Ivlas Boutique Hotel – O melhor hotel de Camobi e um dos melhores de Santa Maria. Está a poucos  minutos da UFSM e do aeroporto. 

  • Hotel PRIME Chave de Ouro – Outra ótima opção para quem busca por hotel perto da UFSM, em Camobi – está praticamente em frente ao Campus.

  • Park Hotel Morotin - hotel ideal para eventos e convenções, possui ótima estrutura 

Nossa Universidade, um pouco sobre nós:

A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil e contribuiu para o Rio Grande do Sul tornar-se o primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais. Está sediada em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil), bairro Camobi, na Cidade Universitária Prof. José Mariano da Rocha Filho, onde acontece a maior parte de suas atividades acadêmicas e administrativas. Possui, ainda, três campi fora de sede: um em Frederico Westphalen, um em Palmeira das Missões e outro em Cachoeira do Sul.

Além dos campi, a atual estrutura é composta por doze Unidades Universitárias: Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação, Centro de Educação Física e Desportos, Colégio Politécnico, Centro de Tecnologia, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

No ensino presencial, oferece 131 cursos/habilitações de graduação, sendo 11 cursos superiores de tecnologia, 37 de licenciatura plena e 83 de bacharelado. Além disso, a instituição oferta 106 cursos de pós-graduação, sendo 34 de doutorado, 59 de mestrado, 12 de especialização e um programa de pós-doutorado. Na educação básica e técnica, são 24 cursos técnicos pós-médios, 4 técnicos para ensino médio, um curso de ensino médio e um curso de educação infantil. (Dados de 21.11.2019. Para dados atualizados, consultar o Portal UFSM em Números.

O corpo discente é constituído de aproximadamente 30 mil estudantes, sendo 27 mil na modalidade presencial e 3 mil na modalidade de ensino a distância. O quadro de pessoal conta com cerca de  5 mil servidores. Destes, 2.2 mil são docentes e 2,8 mil são técnico-administrativos em educação. (Para dados atualizados, consultar o Portal UFSM em Números).

Rodapé.jpeg
bottom of page